f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.
Image Alt
/Notícias /Comunicados /107º aniversário da BD2J

107º aniversário da BD2J

Dia 2 de janeiro de 2021 comemora-se o 107º aniversário da Banda Democrática.

A Banda Democrática 2 de janeiro mergulha as suas raízes no tecido social e cultural que deu origem ao Montijo de hoje: cidade popular e cosmopolita, entre a tradição e a inovação, cidade nossa onde se encontram e cruzam os caminhos do mundo.

Por ocasião da celebração da vitória do Partido Republicano nas eleições municipais, em 1912, a ‘Banda Filarmónica 1º de Dezembro’, de inspiração monárquica, rejeitou o convite para abrilhantar a cerimónia. Tal situação levou à dissidência de alguns músicos, que se uniram a músicos da ‘Academia Musical União e Trabalho’ (Sarilhos Grandes), da qual resultou oficialmente a ‘Banda Democrática 2 de Janeiro’ (1914). Da Filarmónica fizeram parte muitos músicos de origens populares (hoje diríamos ‘socialmente desfavorecidos’), que encontraram na coletividade as condições para a sua educação, não só musical, mas também social e política, em sentido amplo. No início da década de 70 a Filarmónica extinguiu-se, mas a coletividade, que, entretanto, diversificara o seu campo de intervenção, manteve-se.

A ‘Banda’, como carinhosamente lhe chamamos, teve momentos conturbados que quase levaram à sua extinção, nomeadamente, atravessando todo o Estado Novo, ideológica e socialmente contrário aos seus princípios democráticos. Porém, tem sabido adaptar-se às exigências do associacionismo atual, mantendo a sua pedagógica, através da qual muitos jovens completam a sua educação cultural e desportiva.

Muito há, pois, para festejar neste novo aniversário. Porém, este ano, pelas razões da ‘nova normalidade’ derivada da pandemia de Covid-19, as cerimónias presenciais, pela primeira vez, não se realizarão. Não se realizará a sessão solene, mas mantemo-nos, enquanto associação de inspiração democrática e popular, solenemente ligados através do espírito de solidariedade e comunhão.

Muitos parabéns à Banda, a todos os sócios e à comunidade!

Maria Fernanda Fernandes
Presidente da Mesa da Assembleia Geral

You don't have permission to register